Quem somos?

A equipa da creche é uma equipa multidisciplinar, composta por elementos com formação em educação de infância, auxiliares de ação educativa, professor(a) de música, técnicos especializados em reabilitação psicomotora, terapia da fala, terapia ocupacional e psicólogo(a), o que possibilita oferecer uma resposta diferenciada e específica às características de cada criança.

A quem se dirige?

A creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 5 meses e os 36 meses.

Como estamos organizados?

O Colégio dispõe das seguintes salas:

  • Sala de transição para crianças a partir dos 5 meses até 12 meses;
  • Sala de 1 ano para crianças que façam os 12 meses feitos até dezembro do ano corrente aos 24 meses;
  • Sala de 2 anos para crianças que façam os 24 meses até dezembro do ano corrente aos 36 meses.

A organização das salas tem em conta a idade das crianças, os interesses e o número de alunos por sala. 

As salas estão estruturadas em áreas de interesse/conteúdo, apresentando uma dinâmica flexível em função do perfil e do centro de interesses do grupo e da sua evolução ao longo do ano letivo. Inspirado no MEM, as áreas que se poderão criar numa sala tem em conta a tabela infra:

O dia tipo de cada sala é estruturado da seguinte forma:

 

Que metodologias pedagógicas implementamos?

A nossa prática pedagógica inspira-se nas orientações da metodologia High-Scope e no Movimento da Escola Moderna (MEM).

O nosso projeto educativo baseia-se nos princípios da aprendizagem ativa, onde a criança se torna a principal interveniente no processo de aprendizagem, pois é com base nos seus interesses e necessidades que constrói as suas aquisições. Sendo os ingredientes da aprendizagem ativa, em crianças de creche:

a) Aprendem num contexto de relações de confiança;
b) Aprendem porque querem;
c) Comunicam aquilo que sabem;
d) Aprendem com todo o seu corpo e todos os seus sentidos.

As atividades promovidas na creche utilizam diferentes materiais e promovem a exploração dos vários sentidos e áreas de conteúdo.

Que instrumentos de pilotagem utilizamos?

A partir dos 1 ano começam a ser introduzidos alguns instrumentos de pilotagem, nomeadamente:
Mapa de Presenças: desenvolve o sentido de individualidade e o sentimento de pertença ao grupo; noções temporais e noções matemáticas).

Em resumo … 

– Valorizamos uma relação de proximidade, confiança, afetiva e positiva entre as crianças e a equipa pedagógica;
– Preconizamos um ensino individualizado, respeitando o ritmo de cada criança;
– Proporcionamos à criança, experiências significativas que lhe permitem desenvolver competências pessoais, emocionais, sociais e cognitivas;  
– Temos uma abordagem pedagógica transdisciplinar; 
– As atividades ao ar livre fazem parte da rotina diária das nossas crianças, em qualquer estação do ano;
– Promovemos o envolvimento dos pais e famílias no processo educativo das crianças na dinâmica do colégio, criando vários momentos formais e informais para o efeito;
– Somos “Um espaço de aprendizagem e alegria”!