Quem somos?

A equipa do 1.º ciclo é uma equipa multidisciplinar composta por elementos com especializações variadas e complementares entre si, o que possibilita oferecer uma resposta diferenciada e específica às características de cada criança. O aluno é o centro da sua própria aprendizagem, sendo que o principal objetivo desta equipa é respeitar os seus interesses, necessidades e potencialidades em prol do sucesso escolar e pessoal de cada um. Deste modo, esta equipa é constituída por: professores de 1.º ciclo, ensino especial, ensino da língua inglesa e ensino de música; técnicos especializados em reabilitação psicomotora, terapia da fala, terapia ocupacional e psicologia.

A quem se dirige?

Esta oferta educativa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. Adicionalmente, fornecemos uma resposta educativa/formativa para crianças com idade superior a 12 anos ao nível de programas de desenvolvimento de competências.

Como estamos organizados?

Genericamente, organizamo-nos em salas heterogéneas de 1.º/2.º ano e 3.º/4.º ano, e contamos, ainda, com um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). Esta organização é flexível, podendo variar, mediante as caraterísticas específicas dos alunos que compõem as turmas. Cada turma é composta, no máximo, por dezoito alunos.

O dia tipo  das turmas é estruturado da seguinte forma: 

Os dias iniciam e culminam com reuniões de grande grupo. No período da manhã, partilham-se novidades, planeiam-se as atividades a realizar e trabalham-se conteúdos curriculares que exigem maior concentração por parte dos alunos (Português e Matemática). Da parte da tarde, são propostas atividades que estimulam a criatividade e o saber expressar-se (Expressão Físico-Motora, Plástica, Dramática, Inglês e Música). 

No que diz respeito à avaliação das aprendizagens, esta decorre de forma contínua, ao longo do ano, exigindo aos docentes/técnicos uma recolha sistemática de informação sobre o desenvolvimento global do aluno. Existem quatro tipos de avaliação: a diagnóstica, a formativa, a formadora/reguladora e a sumativa.

Que metodologias pedagógicas implementamos?

O nosso projeto educativo pretende formar alunos autónomos, responsáveis, solidários e resilientes, promovendo assim o aprender a conhecer, a fazer, a ser e a estar. O aluno é o centro de toda a aprendizagem, cabendo ao professor proporcionar experiências significativas, diversificadas e cooperativas entre os alunos e com a restante comunidade educativa. 

A nossa prática pedagógica inspira-se nas orientações do Movimento da Escola Moderna (MEM), e, por isso, defendemos a colaboração dos alunos na planificação, gestão e avaliação das atividades curriculares. 

Atendendo a que cada criança é um ser único e singular, preconizamos uma prática de ensino individualizado, no qual o professor acompanha o ritmo  e os interesses dos alunos, adequando as estratégias e atividades ao perfil de cada um.

As salas de aula encontram-se organizadas de forma a promover a autonomia e a cooperação, sendo compostas por diferentes áreas de trabalho (Canto do Português, Canto da Matemática e Canto do Estudo do Meio/Projetos). As mesas estão dispostas em “U” e são facilmente movíveis, permitindo trabalhar em pequenos grupos ou em grande grupo. Os professores não apresentam um lugar específico, circulando pela sala e apoiando os alunos. 

Que instrumentos de pilotagem utilizamos?

Na sala de aula, encontram-se afixados um conjunto de mapas de registo que compõem os instrumentos de pilotagem. Estes instrumentos permitem aos alunos planear e organizar o seu dia, bem como avaliar o seu desempenho e o da turma. Promove-se assim a autonomia, a responsabilidade e a individualidade, bem como o sentido de pertença a um grupo e o saber expressar sentimentos, ideias e opiniões. Assim, podemos encontrar os seguintes mapas: mapa de tarefas, mapa de presenças, calendário do tempo, avaliação diária e diário de turma.

Programa Funcional

Desde o ingresso no 1.º ciclo, o colégio proporciona aos seus alunos a oportunidade de desenvolver competências pessoais e sociais aliadas à competência académica. Temos como objetivo dotar os nossos alunos de ferramentas que consideramos necessárias à formação de um cidadão proativo, responsável e independente.

Neste sentido, desenvolvemos as seguintes atividades: culinária (confeção de bolos de aniversário, preparação de lanches, pôr a mesa), limpeza e organização de espaços, relações interpessoais (fazer recados, trabalhar em equipa, resolver conflitos, esperar pela vez e partilhar), saídas à comunidade (ir às compras, adequar o discurso ao interlocutor, saber utilizar o dinheiro, saber poupar em prol de um objetivo, promover regras rodoviárias e de convivência), e envolvência com comunidade educativa (organização de eventos e apoio na rotina das salas de outra valência – momentos de sesta e lanche e dinamização de atividades junto dos mais pequenos, como teatros e jogos tradicionais).

Através destas atividades, é possível generalizar os conteúdos adquiridos em sala de aula, atribuindo um significado prático aos mesmos.

Em resumo … 

Uma escola inclusiva;
Temos turmas reduzidas;
Contamos com uma equipa multidisciplinar;
Preconizamos um ensino individualizado;
Os professores acompanham todos os momentos da rotina diária;
Organização espacial das salas e existência de materiais didáticos e interativos;
Temos uma relação próxima e de constante articulação com as famílias e com a comunidade envolvente;, o que nos permite dar uma resposta à medida das necessidades de cada criança;
Desenvolvemos um Programa Funcional;
Um espaço de aprendizagem e alegria!