Quem somos?

A equipa da pré-escolar é uma equipa multidisciplinar, composta por elementos com formação em educação de infância, auxiliares de ação educativa, professor(a) de música, professor(a) de inglês, técnicos(as) especializados(as) em reabilitação psicomotora, terapia da fala, terapia ocupacional e psicólogo(a), o que possibilita oferecer uma resposta diferenciada e específica às características de cada criança.

A quem se dirige?

O pré-escolar destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. 

Como estamos organizados?

O pré-escolar funciona em grupos heterogéneos constituído por crianças dos 3 aos 5 anos. Esta organização é flexível, podendo variar, mediante as características específicas dos alunos que compõem as turmas.

O dia tipo das salas é estruturado da seguinte forma: 

Sesta | O grupo dos 3 anos depois do almoço dorme a sesta, com uma duração inferior ou igual a 90 minutos.

Tempo Curricular | Um tempo destinado apenas aos grupo de 4 e 5 anos, onde se desenvolve um trabalho curricular mais direcionado. Os grupos juntam-se de acordo com a mesma faixa etária e no grupo dos 5 anos é desenvolvido um trabalho de preparação para o 1.º ciclo, juntamente com um professor(a) de 1º Ciclo uma vez por semana. 

Atividades de Enriquecimento Curricular | Expressão Musical, Inglês, Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Motora (estas atividades realizam-se 1 vez por semana).

As salas estão estruturadas em áreas de interesse/conteúdo, apresentando uma dinâmica flexível em função do perfil e do centro de interesses do grupo e da sua evolução ao longo do ano letivo. Esta organização tem em conta a idade das crianças, os seus  interesses e o número de alunos por sala. 

Segundo o MEM, as áreas que se poderão criar numa sala são:

Que metodologias pedagógicas implementamos?

A nossa prática pedagógica inspira-se nas orientações do Movimento da Escola Moderna (MEM), que assenta na convicção de que as aprendizagens se devem apoiar no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento sociocultural (Ciências, Técnicas, Artes e Vida Quotidiana).

O nosso projeto educativo pretende formar alunos autónomos, responsáveis, solidários e resilientes, promovendo assim o aprender a conhecer, a fazer, a ser e a estar. O aluno é o centro de toda a aprendizagem, cabendo à equipa educativa proporcionar experiências significativas, diversificadas e cooperativas entre os alunos e com a restante comunidade educativa. 

A ação pedagógica gira em torno da comunicação assente em circuitos de informação e de trocas sistemáticas com as crianças e os adultos.

Que instrumentos de pilotagem utilizamos?

A gestão coletiva e partilhada da aprendizagem pressupõe a utilização de um conjunto de instrumentos de pilotagem que servem para regular o nosso trabalho em diversas dimensões: gestão do tempo e da rotina diária e semanal, planificação e avaliação e regulação sócio- moral do grupo.

Assim, podemos encontrar os seguintes mapas: Mapa de Presenças, Mapa do Tempo, Calendário,Quadro de Tarefas, Diário de Grupo e Mapa de Atividades.

Desta forma, promove-se assim a autonomia, a responsabilidade e a individualidade, bem como o sentido de pertença a um grupo e o saber expressar sentimentos, ideias e opiniões, ao mesmo tempo que, transversalmente, se trabalham noções matemáticas e rigor científico.

Em resumo … 

– Valorizamos uma relação de proximidade, confiança, afetiva e positiva entre as crianças e a equipa pedagógica;
– Preconizamos um ensino individualizado;
– Proporcionamos à criança, experiências significativas que lhe permitem desenvolver competências pessoais, emocionais, sociais e académicas;  
– Temos uma abordagem pedagógica transdisciplinar; 
– Estimulamos o desenvolvimento do pensamento crítico, autónomo e de expressão de opinião;
– Criamos espaços e momentos de comunicação e expressão por parte da criança (apresentação de projetos, conselhos, entre outros);
– As atividades ao ar livre fazem parte da rotina diária das nossas crianças, em qualquer estação do ano;
– Promovemos o envolvimento dos pais e famílias no processo educativo das crianças;
– Proporcionamos uma adaptação gradual das crianças de 5 anos ao 1.º ciclo, a partir do 3.º período;
– Somos “Um espaço de aprendizagem e alegria”.