É nosso objetivo desenvolver em todos os alunos a autonomia, a empatia, a criatividade e reflexividade, o espírito empreendedor e colaborativo, a coragem e a confiança, a comunicação, a motivação para novas aprendizagem e atitudes e comportamentos éticos e social e ambientalmente responsáveis.
O Colégio Place4All tem como oferta educativa, creche, pré-escolar, 1º ciclo, centro de apoio à aprendizagem e centro de recursos, e defende um ensino inclusivo e individualizado de cada aluno colocando-o como ator e sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
O nosso projeto educativo visa essencialmente formar com espírito de liberdade, autonomia, responsabilidade e alegria.
O Colégio constrói os seus métodos pedagógicos inspirados no Movimento da Escola Moderna sobre princípios de educação que colocam o aluno no centro da formação, numa perspetiva de construção do seu próprio conhecimento, de aprendizagem da vida social e de desenvolvimento pessoal.
O Colégio Place4All recorre a um conjunto de estratégias pedagógicas que de forma sucinta passamos a enumerar:
a) Um percurso académico desde o berçário ao 4º ano, sequencial, sem repetições e com grau de exigência crescente;
b) Flexibilidade curricular, adotando estratégias de ensino adequadas às necessidades, expectativas e capacidades de cada aluno;
c) Impulsionar a sensibilização à arte como recurso à experimentação;
d) Aprendizagem, desde a creche, de uma segunda língua;
e) A música e a psicomotricidade são trabalhadas desde o berçário;
f) Visitas de estudo a pontos-chave da comunidade onde estamos inseridos, a museus, monumentos, exposições de arte e espetáculos de teatro fazem igualmente parte do quotidiano escolar;
g) Prioridade absoluta à Língua Portuguesa e Matemática;
h) As Ciências na perspetiva não só da exploração da curiosidade sobre o mundo;
i) Workshops, palestras e ações de sensibilização com personalidades e peritos de várias áreas como forma de enriquecer a nossa atividade escolar e abrir o colégio à comunidade.
A avaliação de todo o processo de ensino é realizada continuamente por forma a ser possível ajustar o mesmo ao nível de exigência a que o Colégio se impõe. A qualidade da formação, na procura da excelência educativa, constitui um objetivo transversal a todo o projeto educativo. Assim, a cultura do mais, o incentivo ao esforço na prossecução de metas cada vez mais exigentes, constituem atitudes que devem orientar todo o ato educativo.
Os nossos princípios pedagógicos são: a diferenciação pedagógica (individualização) , a cooperação (sentido sócio – moral), a comunicação, a autonomia, a partilha e a negociação / responsabilização.
O nosso colégio trabalha diariamente com o objetivo de proporcionar uma formação integral a todos os seus alunos, conciliando a dimensão cognitiva, social e pessoal, comprometendo os seus profissionais e crianças na atenção ao crescimento da personalidade nas suas diferentes dimensões:
Dimensão pessoal e académica: desenvolvimento do caráter, na defesa da verdade e da transparência; uso equilibrado da liberdade, que ajude a desenvolver uma crescente autonomia, com sentido de responsabilidade e respeito pelo outro e a procura da excelência académica.
Dimensão Social: crescer como pessoa de e para os outros, numa atitude de amizade e abertura ao outro. Cultivar o sentido de solidariedade e de aceitação da diferença como um fator positivo e enriquecedor; estar atento aos problemas e mudanças da sociedade atual e equacionar soluções/ posicionamento face aos mesmos.